segunda-feira, 6 de julho de 2009

História dos Messengers



Vamos falar de Comunicadores Instantâneos, ou IM's (Instant Messaging, em inglês); esses softwares fazem parte do cotidiano de 11 em cada 10 pessoas que usam internet (pagou pau pra essa...), sendo seus principais utilizadores adolescentes com acne e trintões que não querem ficar pra titios ou titias rsrs. Brincadeiras a parte, vamos ao que interessa. Esse tipo de software no começo era usados apenas para contato pessoal. Hoje, é usado também para contatos comerciais, pois as empresas viram a potencialidade do programa em rentabilizar ainda mais seus produtos. São programas que incorporam cada vez mais recursos, evoluindo em um ritmo frenético, como pede o mercado (vá ao Baixaki e veja quais são os programas mais baixados da semana). Me proponho nesse post a falar dos dois softwares revolucionários no ramo: o ICQ e o MSN Messenger; o primeiro foi o pioneiro dos messengers, e o último, aquele que dominou (e domina) o mercado. Segue informações de cada um:


ICQ: O pioneiro. Sua sigla é acrônimo de I seek you (eu procuro você). Criado no final de 1996, revolucionou o mercado, pois até então o e-mail imperava. Era o 'bixo' comunicar no ICQ: apesar de totalmente simples, fazia a galera entrar em êxtase quando ouvia aquele barulhinho notório de mensagem nova. Houve até alguns nostálgicos que, depois do império do MSN, resolveram continuar a usar o ICQ, mesmo com seus recursos bem limitados em relação ao programa da Microsoft. Acontece que o icq parou no tempo, demorou inovar e renovar. Aí veio o Bill Gates e vocês já sabem o resto da história. A última versão do software, a 6.5, têm ótimos recursos semelhantes aos do MSN; mas é uma pena que os desenvolvedores dormiram em serviço e deixaram acontecer o monopólio do MSN. De qualquer forma, entrou pra história.

MSN: Surgido em 1999, veio depois em 2001 com o Windows XP e integrado ao hotmail. Por esses fatos, mais os abordados no item anterior, ele dominou o mercado. Foi evoluindo a cada nova versão, acabando por incorporar dois dos principais atrativos dos mensageiros: a conversa por voz e por webcam. É difícil supor hoje algum internauta que não tenha e use um msn. Diferentemente do ICQ (que usava números para identificar os contatos), o msn utilizou e utiliza como identificação o email do usuário. Acabou mudando de nome, sendo hoje chamado de Windows Live Messenger. Do resto, vocês já sabem muito bem.


É isso aí pessoas, um pouco da história desses softwares indispensáveis hoje em termos de comunicação. Eu usei pouco tempo o ICQ, e uso já há pelo menos 5 anos o MSN. Quero ver os comentários, se vocês também já tiveram experiência com esses dois softwares. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Sou da época do ICQ! Adorava! Hoje em dia só relembro que ele existiu quando chega mensagem no meu celular. Coloquei o barulhinho como aviso de sms rs.
    Ninguém vive mais sem Messenger! É uma ferramenta excelente em todos os sentidos!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Também sou pioneiro do ICQ.
    E se me lembro bem, não estou a fim de pesquisar nessa altura da madrugada, :o), ele surgiu antes do XP.
    Como sou meio anti Microsost, uso AIM, Yahoo, Google, mas nem cogito em instalar o MSN no meu PC.

    ResponderExcluir