sexta-feira, 3 de julho de 2009

História do Miojo (vulgo Quinojo)

Ae internautas de plantão, tudo na santa paz? Espero que sim... Se estiver faltando dinheiro, não adianta olhar pra mim, porque eu não tenho cara de banco...rsrs zuera gente. Gostaram do tema do post de hoje? Duvido que alguém nesse mundão véi de guerra nunca comeu sequer um miojo na vida... ta bom, pelo menos a maioria ja experimentou essa delícia (vou vomitar), comida preferida de calouros universitários que não sabem fritar um ovo, mas sabem tirar o macarrãozinho do pacote e adicionar o tempero (que avanço hein? Tá quase virando um chef). Bem, eu andei pesquisando a origem do quitute miojônico, e vou postar o que achei, ok? É interessante.

Bem, comecei (e terminei...rsrs) pesquisando um site de cultura japonesa, o Japão em Foco, que aliás tem merchandising até na cueca (japonês gostar ganhar dinhero né?!?!?!). Lá vai as descobertas:

Ano passado, o miojo fez aniversário de 50 anos. O seu criador se chama Momofuko Ando (não ria...) e teve a idéia de criar o miojo depois de ver uma fila gigante de pessoas esperando por um prato de sopa de macarrão. Ele morreu em janeiro de 2007, aos 96 anos (acabamos de descobrir a fórmula da longevidade: miojo até no talo...), sendo que fundou a hoje líder do mercado de macarrão instantâneo mundial, a Nissin. Seus miojos foram até parar no espaço como comida de um astronauta japonês da nave 'Discovery'. Interessante também o fato de que o miojo foi considerado a maior criação japonesa do século XX, em pesquisa realizada entre os próprios japoneses. Como quase todo produto inovador, o miojo foi encarado a primeira vista com temor, mas logo foi muito bem aceito pelo público. Depois disso, o resto é fácil de se supor. Finalizo com uma frase bacana, mas clichê, do criador: "Só haverá paz no mundo quando o povo tiver comida suficiente". Tive uma idéia de campanha contra a fome (ONU, óia nóis aki!). Lá vai o slogan: MIOJO FOR AFRICA!

Gostou do post e do blog? Então indique para os amigos!

Se você não comentar, vou lhe rogar uma praga que faz comer só miojo o resto da vida. Ou, quem sabe, miojo e yakisoba, se eu estiver bomzinho.

Fonte de pesquisa
http://www.japaoemfoco.com/historia-do-miojo/

Link da imagem
http://www.educacaoadventista.org.br/imigracao_japonesa/images/stories/miojo.jpg

3 comentários:

  1. eu num ia nem comenta,pq eh gosto d+ de miojo entao a praga nao iria ser praga =]! mas vou comentei parabenizando a todos do blog...ta jóia!

    ResponderExcluir
  2. Muita Show seu blog.
    Parabens.
    De um pulo no meu.

    ResponderExcluir
  3. gostei da publicação, muito bem humorada

    ResponderExcluir