sexta-feira, 26 de junho de 2009

Engenheiros das Pérolas


Os Engenheiros do Hawaii são uma banda muito famosa. E boa. Eu amo escutar o acústico MTV deles na volta da faculdade tarde da noite. Quem nunca ouviu O papa é pop, Infinita highway (essa música, pra mim a melhor do álbum, me lembra da minha namorada :D), ou até mesmo a regravação do clássico dos Incríveis, Era um garoto... . Bem, que eles são bons, não se têm dúvidas (pelo menos da minha parte; se discordarem, comentem!), mas o motivo do post são as viagens metafísicas pitorescas nas letras das músicas, que causam desde um "Ãnhhh?" até uma idéia tipo "se eu não conhecesse esses caras, diria que eles fumam uma xubaca...". Bem, vamos pegar alguns trechos das letras pra comprovar essa minha teoria. As faixas são as do álbum já citado, acústico MTV. Let's go:

O papa é pop: "Todo mundo tá revendo o que nunca foi visto... todo mundo ta relendo o que nunca foi lido" - essas duas são boas...rsrs. Rever o que nunca foi visto e reler o que nunca foi lido é demais pra uma mente supraracional como a minha

Armas químicas e poemas: "Eu me lembro muito bem, como se fosse amanhã... quem prometeu descanso em paz, pra depois dos comerciais? e quem ficou pedindo mais, armas químicas e poemas?" - só o título já torna desnecessária qualquer abordagem: armas químicas e poemas... tudo a ver! Vou escrever um soneto com Anthrax...

O preço: "Uma luz se apaga no prédio em frente ao meu, "sempre em frente" foi o conselho que ela me deu" - caracas, uma luz terapeuta...

Surfando karmas & DNA - nem precisa citação...rsrs

Depois de nós: "Meninos na beira da estrada escrevem mensagens com lápis de luz; serão mensageiros divinos, com suas espadas douradas, azuis? Na terra, no alto dos montes, florestas do Norte, cidades do Sul, meninos avistam ao longe A estrela do menino Jesus" - Só coloquei o trecho mais "garden now"... nem bob marley com seus pitos matutinos conseguiria viajar tão longe...

Terra de gigantes: "Nessa terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes, a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes" - será que ele estava tentando se referir ao problema da exploração de diamantes do Congo e prevendo que os Jonas Brothers fariam propaganda da coca-cola? (aliás, tudo a ver. Completamente)

Somos quem podemos ser:
"Quem ocupa o trono tem culpa, quem oculta o crime também, quem duvida da vida tem culpa quem evita a dúvida Também tem..." - eu devo ou não duvidar da vida?

Pose: "Vamos passear depois do tiroteio, vamos dançar num cemitério de automóveis... vamos namorar à luz do pólo petroquímico" - o cara é corajoso: passear depois de um tiroteio é digno de honra chucknorriana... . Já pensou em dançar num cemitério de automóveis? Cuidado, não faça isso, senão vão levar você pra dançar no sanatório... . E que romântico namorar com o logo da petrobrás estragando aquele cenário mágico de fim de tarde...

Prontinho... tá na mão. Marque uma consulta com um psiquiatra o mais rápido possível depois dessa.

5 comentários:

  1. Muito interessante o fato de compartilhar sua opinião sobre músicas, mas acho q ao invés de pegar trechos de música e "criticar" (entre parenteses, está bem claro), vc deveria analizar as letras, então veria que a maioria ao menos, são frases duplo sentido ¬¬' Sim, elas tem sentido, pena q nem todos percebam...

    ResponderExcluir
  2. Cara Jéssica: eu não critiquei os engenheiros que, aliás, é uma das minhas bandas favoritas. No final, tudo tem sentido, e no contexto da música se percebe o mesmo... e eu acho legal essas figuras de linguagem que eles trabalham, como o paradoxo. Entenda o post como uma descontração e uma brincadeira, ok? Muito obrigado pelo seu comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a seleção de trechos escolhidos. Já escutei bastante Engenheiros (apesar de não ser o maior fã), mas acho que nunca tinha me dado conta do simbolismo das letras, só tinha percebido que eles viajavam bastante nelas.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post Júlio. A nossa amiguinha Jéssica dái de cima ficou bastante furiosa. É o que você disse, ela não entendeu o tom do post. O Engenheiros é a minha banda nacional favorita, entendo quase todos os duplos sentidos das músicas, mas concordo que eu pessoa em sã consciência muito dificilmente escreveria tais coisas. Salve Humberto Gessinger, uma cidadão não muito simpático, mas um gênio das palavras.
    Um abraço,
    Inté...

    ResponderExcluir
  5. Nem acredito que esse cara esta fazendo piada com musicas que mudaram a historia do Brasil... Essas musicas são dignas de admiração e não de piadas fúteis como essa de alguém que provavelmente não conhece o contesto histórico em que elas foram produzidas. Essa que é uma geração coca-cola!

    ResponderExcluir